Rede FixaRede Móvel

WAP – Wireless Aplication Protocol




História

Voltemos a 1995, quando a Ericcson iniciou um esforço para desenvolver um protocolo geral que poderia oferecer uma variedade de serviços para redes sem fio.

Outras companhias estariam logo nos calcanhares da Ericcson, desenvolvendo outras tecnologias para competir com este mercado prestes a explodir.

Dois dos grandes competidores incluindo Nokia e Phone.com, formalmente conhecido como Unwired Planet.

Como mais companhias entraram na dança, começando a desenvolver tecnologias similares, tornou-se óbvio que a cooperação entre as várias organizações era o único caminho para que qualquer companhia tivesse lucros deste prospecto.




Após um tempo de intenso desenvolvimento e negociações, esta iniciativa cooperativa culminou na formação do WAP Forum.

O WAP Forum juntou as melhores idéias, resultando na publicação do WAP 1.0 nos idos de 1997.

O resultado foi um protocolo contendo as tecnologias HDML (Handheld Device Markup Language) da Phone.com, o ITTP (Intelligent Terminal Transfer Protocol) da Ericcson e o TTML (Tagged Text Markup Language) da Nokia.

 

 

O WAP e sua história

As raízes do WAP são bem interessantes, já que elas foram criadas na premissa da cooperação entre as indústrias.

Isto é um tanto irônico, já que o primeiro release do protocolo tomou lugar no ápice da “guerra dos browsers”.

Sem dúvida esta cooperação foi um dos maiores propelentes da grande aceitação do WAP, permitindo que os padrões fossem rapidamente desenvolvidos e integrados a muitos produtos já existentes de muitas das empresas responsáveis pelo seu desenvolvimento.

Este padrão aberto também levou ao aparecimento de muitas iniciativas focadas no desenvolvimento e marketing de suas aplicações de nicho.

Vamos então mudar para uma breve discussão desta história e como isto levou à popularidade vista hoje.

Digitando-se WAP dentro de qualquer das ferramentas de busca na Internet vai resultar invariavelmente numa montanha de links apontando para artigos, software e páginas corporativas.

Não há dúvidas : O WAP chegou.

Fundadores como Phone.com emergiram para serem líderes da indústria enquanto grandes como Nokia, Ericcson, IBM e outros já estabelecidos no universo ‘.com’ para desenvolver e lançar novas tecnologias baseadas no protocolo.

Isto é ilustrado com aquisições e reuniões, duas das mais recentes sendo a aquisição da Paragon Software pela Phone.com por aproximadamente US$ 500.000.000,00 e a aquisição pela mesma companhia da Onebox.com em 14 de fevereiro por aproximadamente US$ 850.000.000,00.

Há dois meses a Amazon.com e a Sprint (www.sprint.com) iniciaram a venda de produtos que podem ser comprados pelos usuários usando o telefone celular.

E este é apenas um sinal das coisas que virão.

Afinal, um universo de 100 milhões de usuários poderiam estar errados?




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *