Redes de Dados

Tecnologia ATM: Funcionamento e Aplicações na Rede




Definição:

ATM (Asynchronous Transfer Mode) tornou-se sem dúvida um “boom” em soluções para comunicação de dados.

Sua primeira atração é a possibilidade de se poder trabalhar com eficiência em velocidades altíssimas, variando desde 50 Mbps até mais que 1 Gbps.

Ainda mais, com a tecnologia ATM é possível aplicar comunicações tanto para tráfego LAN e WAN.

Com isto, consegue-se com esta tecnologia extender sua aplicação para todos os tipos de arquiteturas.

O conceito fundamental é que todos os tipos de dados (incluindo voz, dados, vídeo, fax e etc…) são colocados dentro de uma pequena célula de tamanho fixo de 53-bytes.

Os primeiros 5-bytes da célula são chamados de cabeçalho (endereço, tipo de dados, e checagem de erros ) e os restantes 48-bytes da célula estão destinados ao transporte dos dados de usuários ( ex: pacotes, frames ou outro tipo de fluxo de informação ).

Célula

Com célula de tamanho fixo fica fácil desenvolver um equipamento de comutação extremamente rápido.




Em contrapartida, não é fácil chavear um frame com tamanho variável, sabendo que é muito complicado projetar os buffers e o processo de extração do endereçamento do frame.

Outro atrativo para esta tecnologia e que todos é que todo os tempos de transmissão destinados para cada célula são os mesmos.

Esta característica permite que diferentes tipos de tráfego possam ser multiplexados e transmitidos através deste meio.

Pelo motivo do ATM ser baseado em células de tamanho

fixo ele também é conhecido como “cell – relay”. Em “Redes

Provavelmente o uso mais comum do ATM atualmente é para workgroup LANs. Esta é uma LAN na qual cada uma das workstations estão conectadas a um comutador ATM local. Um adaptador para ATM LAN é instalado em cada workstation, tipicamente esta conexão trabalha na ordem de 51 Mbps ( “OC-1”), 100 Mbps ou 155 Mbps (“OC-3”).

É usada tecnologia ATM é usada para esta aplicação somente pelo motivo de velocidade na qual com tecnologia FAST ETHERNET conseguimos apenas 10 Mbps por estação (capacidade de dez estações por nó, totalizando 100 Mbps) ou compartilhando FDDI (100 Mbps por LAN).

Em aproximadamente cinco anos atrás, muitas empresas têm empregado uma estrutura de LAN hierárquica, com múltiplos segmentos de LAN (tipicamente ETHERNET ou TOKEN RING) num prédio ou câmpus interconectados via routers com um backbone dedicado utilizando FDDI ou Switch Ethernet. Sendo assim, o ATM também poderá ser utilizado como backbone para estas aplicações atualmente empregadas.

O uso do ATM em WANs está apenas começando por duas razões essenciais.

A primeira delas é técnica, onde os produtos para WAN são atualmente menos experimentados do que os utilizados para LANs , portanto, haverá necessidade de aguardarmos por uma padronização e algumas implementações que ainda estão por surgir.

A segunda delas é ainda mais fundamental, que é o custo.

Em contraste com tecnologias atualmente utilizadas ,ou seja, backbones FDDI ou Switch Ethernet o ATM por ser uma nova tecnologia ele ainda é bastante caro, porém deverá cair gradativamente.

Sendo assim, poucas empresas podem arcar com os altos custos de um link de alta velocidade (45 Mbps, na sua menor configuração) necessários para sua implementação.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *