Recomendações para configuração de Redes Wi-Fi
Função WPS
A função WPS (Wi-Fi Protected Setup), visa trazer mais facilidade na hora de conectar novos dispositivos à rede Wi-Fi, porém existem diversos aplicativos capazes de explorar uma falha de segurança nesta função, permitindo descobrir a senha e conectar na rede Wi-Fi com essa função habilitada.
Isso permite o uso não autorizado do acesso a Internet, gerando lentidão ou indisponibilidade do serviço.
Por isso é extremamente recomendado desabilitar esta função em seu dispositivo de acesso a rede sem fio, para inibir o uso não autorizado da Internet e como medida de segurança adicional, alterar a senha do acesso a rede Wi-Fi, para eliminar de vez possíveis invasores já conectados ao “seu Wi-Fi”.
A tela acima é de um dispositivo da operadora Vivo e serve como exemplo. Atenção para equipamentos que possuem redes Wi-Fi com frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, que nesse caso a função WPS, deve ser desabilitado ambas frequências.
Canal Wi-FI
Outro ponto a observar em seu aparelho de WiFi, refere-se ao Canal usado na transmissão dos dados.
Isso porque os canais padrão destes modems tendem a ser congestionados, gerando lentidão na Internet se algum equipamento vizinho estiver usando a mesma frequência.
Desta forma devemos fazer uma análise dos canais para determinarmos qual é o melhor canal a ser utilizado pelo roteador Wi-Fi.
Existem diversas ferramentas gratuitas para computadores e celulares, que permitem esta análise, além de oferecer outros dados importantes como a intensidade do sinal. A exemplo usaremos a ferramenta PingTools Network Utilities (para Android):
Com o aplicativo instalado no Celular, usaremos a função Scanner de Wi-Fi, com a opção de configuração “Graph 2,4GHz” selecionada, para obtermos o gráfico referente a essa frequência para análise.
Conforme tela acima, a nossa rede “SRBYTE-2,4G, está ocupando o canal 11 e, portanto, está sofrendo congestionamento das redes vizinhas presentes no mesmo canal.
Com base em nossa analise devemos escolher um canal livre, que neste caso foi escolhido o canal 7, conforme tela à seguir, assim nossa conexão não sofrerá nenhuma interferência de redes vizinhas.
Caso não seja possível escolher um canal livre, dar preferência para um canal onde o sinal da rede vizinha esteja relativamente fraco, minimizando interferências, lembrando que o sinal é medido em dBm, e quanto maior o valor negativo mais fraco é o sinal.
Alguns dispositivos permitem a seleção do canal automaticamente, e caso seu roteador Wi-Fi tenha essa função, ela dispensa essa verificação de canal, pois todas as vezes que o equipamento for reiniciado ele faz uma analise do espectro de frequência e determina o melhor canal a ser utilizado.
Recomendações adicionais:
O posicionamento do roteador deve estar em região centralizada da casa, para possibilitar que o sinal seja melhor irradiado por toda a edificação, devendo ficar longe de espelhos, aquários, prateiras de metal, azulejos, fornos micro-ondas e telefone sem fio, para evitar interferências.
Procure ainda deixar o equipamento pouco acima de altura de mesas e cadeiras, na posição horizontal, em uma superfície rígida e plana.
Evite deixar o aparelho Wi-Fi em cima ou abaixo de outro equipamento eletrônico